quinta-feira, 31 de outubro de 2019

2019/41 – Renovando a mente.


Semana de 28/10 a 02.11.2019

Vou retornar à casa de meu pai e dizer: Pai, pequei contra o céu e contra o senhor, e não sou mais digno de ser chamado seu filho. Por favor, trate-me como seu empregado(Lucas 15:11 – leia até o v.31 para melhor compreensão).

Ultimamente temos falado bastante sobre a necessidade de uma transformação na nossa vida, a partir da renovação da nossa mente, para que possamos viver a boa agradável e perfeita vontade de Deus.

Essa renovação de mente é necessária porque até nos achegarmos a Cristo, vivíamos como escravos do pecado. Por mais que nosso corpo tenha sido liberto de vícios, prostituição, adultério e etc, a nossa mente ainda tem dificuldades para pensar como uma mente livre, e ficamos presos em conceitos antigos que não nos deixam avançar para onde o Senhor Jesus quer que estejamos.

E hoje quero mostrar algumas diferenças entre o pensamento de um escravo e como o nosso Pai Celestial nos trata como filhos.

O escravo tende a solidão, mesmo estando rodeado de pessoas, uma pessoa com a mentalidade de um escravo, sempre vai se sentir sozinho e rejeitado. O filho pródigo quando retornou pediu para que fosse tratado como um dos escravos de seu pai (v 18-19).

O Pai trata seus filhos como amigos“Já não os chamo de escravos, pois o senhor não faz confidências a seus escravos. Agora vocês são meus amigos, pois eu lhe disse tudo que o Pai me disse” (João 15:15). Essa relação de amizade envolve saber segredos um do outro.

O escravo tende a ver as coisas a partir da escassez. Se eu lhe mostrar uma garrafa de refrigerante com o líquido ocupando um pouco menos da metade da garrafa, você pode ter duas respostas: A) “Puxa o refrigerante está acabando” ou B) “Puxa, ainda bem que tem metade do refrigerante”. A primeira resposta é de uma pessoa que ainda pensa como escravo, pois enxerga tudo a partir da escassez, não consegue ver abundância nas coisas. O filho mais velho estava com pai, era filho, tinha direito a herança de tudo que era do pai, mas reclamou que nunca havia recebido um cabrito (versículo 29).

O Pai é o alimento dos filhos (Eu Sou o pão da vida” –  João 6:48). Deus é o nosso alimento, Ele é um Deus provedor (Mateus 6:31-33). Nenhum filho, antes de dormir, pede para ver a dispensa da casa a fim de certificar-se se tem comida para o dia seguinte. Isso porque sabe que seu pai é o provedor.

O escravo é carente, nada é suficiente para ele, ele sempre quer mais. “Será que meus pais me amam?” “Será que minha namorada(o) me ama?”, parece que existe um buraco em sua alma que não se satisfaz com nada do que é feito.

O Pai tem afeto pelos seus filhos. A Bíblia diz que Deus é amor, e esse amor não é expressado somente com palavras, mas com atitudes. Quando pensamos no amor do Pai, que demonstra esse amor com atitudes, lembramos de João 3:16.

No escravo existe uma sensação de não pertencer a família, por exemplo: esta lá, faz parte, mas sente que não pertence aquele lar, aquele grupo de amigos, à igreja que freqüenta. E a sua atitude é de se afastar cada vez mais daquele grupo de pessoas, por sentir que não pertence á família.

Deus é o nosso abrigo, Ele nos adotou como filhos (João 1:12) e nos fez integrar a família de Deus (Efésios 2:19). Guarda-me ó Deus pois em ti me refugio (Salmo 16:1).

Que a partir de hoje sua mente seja transacionada de uma mentalidade escravo, para uma mentalidade de filho. Receba Jesus como seu Senhor e Salvador, e tenha acesso ao Pai.

Deus lhe abençoe!

Pr. Kleber Jacinto

Não deixe de ministrar as crianças através da célula desta semana no link http://riamooca.blogspot.com.br/p/mate.html
1. Lembre-se que sua célula é de evangelismo e multiplicação e que os estudos não podem exceder o tempo limite.
2. Não esqueça também de sempre orar pelos seus líderes e pastores junto com seus discípulos. Eles precisam aprender a honrar seus líderes vendo seu exemplo. 
3. Conheça a Palavra de Deus e Suas orientações sobre os dízimos e ofertas. Há diversas ministrações nesse link para você ser ministrado.

AVISOS:
02/11 – sábado – 9:00h – Café para líderes - Pr. Rafael Rocha
09/11 – sábado – 19:30h – Rede JUMP
24/11 – domingo – 18:00h – Formatura Escola de Líderes
01/12 – domingo – 18:00h – Culto de Ação de Graças
06/12 – sexta-feira – 20:00h – RCA - Rede de Casais
13/12 – sexta-feira – 20:00h – RHA - Rede de Homens – Churrasco Sacerdotal
14/12 – sábado – 16:00h – REMA - Rede de Mulheres
22/12 – domingo – 18:00h – Culto Chanucá

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

2019/40 – Novos começos na família de Deus.


Semana de 21 a 26.10.2019

“Portanto, vocês já não são estranhos e forasteiros, mas concidadãos do povo santo e membros da família de Deus. Juntos, somos sua casa, edificados sobre os alicerces dos apóstolos e dos profetas. E a pedra angular é o próprio Cristo Jesus. Nele somos firmemente unidos, constituindo um templo santo para o Senhor” (Efésios 2:19 a 21).

Quero propor um quebra gelo! Pergunte em sua célula e deixe cada discípulo responde-las RAPIDAMENTE se alguém não quiser responder, respeite:

Como foi a sua família? Ela é grande ou pequena? Me fale um pouco sobre seus pais. Você tem irmãos? Quantos? Qual o nome deles?

O objetivo desse pequeno quebra gelo é mostrar a importância da nossa família. Seja ela numerosa ou pequena, que mora perto ou distante de nós, mas o fato é que muito de quem somos hoje, é resultado do que vivemos e aprendemos em família.

No texto que lemos acima encontramos a expressão “família de Deus”. Isso porque quando aceitamos Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador, passamos a integrar essa grande família de Deus, pois conforme está em João 1:12 (recomendo a leitura), por causa dessa atitude, recebemos o direito de sermos feitos filhos de Deus. Assim como nossos pais um dia cuidaram muito bem de nós quando éramos crianças, nos alimentando, nos acolhendo, cuidando de nós quando estávamos doentes, etc... o nosso Pai Celestial também tem essas preocupações. Por isso Ele criou esta célula, a nossa igreja, para que possamos receber alimentos, sermos acolhidos, alimentados, ou seja, possamos ter um crescimento de qualidade.

Atos 2:43-47 (recomendo a leitura), nos mostra que a igreja primitiva, vivia unida, em comunidade, e em unidade. Faziam células nas casas, compartilhavam os momentos de comunhão, iam todos os dias ao templo para adorar ao Senhor e orar, tudo com grande alegria. Por isso a igreja é muito mais do que uma instituição religiosa, ela é uma família, a família de Deus. Você já deve ter notado que nós nos chamamos de “irmão/irmã”. E o nosso desafio é ser cada vez mais acolhedor com quem desejar entrar nessa família.

Atos 9:1-19 (leia) nos conta a incrível história da conversão de Saulo, que posteriormente ficou conhecido como Apóstolo Paulo, e como foi importante em sua conversão e desenvolvimento da fé, a acolhida da igreja.

A história conta que Saulo estava a caminho de Damasco, e com autorização do Sumo Sacerdote, tinha como missão prender ou matar todos os seguidores de Jesus. Porém no meio do caminho, ele teve um encontro com Yeshua, tendo ficado cego por três dias, período que não comeu e nem bebeu. Em Damasco, Ananias, discípulo de Jesus, foi orientado em uma visão pelo próprio Senhor, a cuidar de Saulo. Orou por ele, tendo sido cheio do Espírito Santo, recuperou a visão, e ali ficou aprendendo mais sobre Jesus. Ananias foi o discipulador de Saulo, e sua acolhida na família de Deus, e sua liderança sobre Saulo, foi de extrema importância, pois, dias depois de retornarem para Jerusalém, Saulo já estava evangelizando (versículo 20).

A igreja é a nossa família espiritual, tão importante quanto nossa família biológica (ou adotiva), pois da mesma forma que somos cuidados, alimentados e crescemos na casa dos nossos pais, assim também é na igreja, somos cuidados, alimentados, nos desenvolvemos, e crescemos.

Portanto, se você ainda não faz parte dessa grande família de Deus, quero hoje lhe dar essa oportunidade, recebendo Jesus como Senhor e Salvador da sua vida.

Bem-vindo à sua nova família, onde você será acolhido, cuidado e alimentado.

Deus lhe abençoe!

Pr. Kleber Jacinto

Não deixe de ministrar as crianças através da célula desta semana no link http://riamooca.blogspot.com.br/p/mate.html
1. Lembre-se que sua célula é de evangelismo e multiplicação e que os estudos não podem exceder o tempo limite.
2. Não esqueça também de sempre orar pelos seus líderes e pastores junto com seus discípulos. Eles precisam aprender a honrar seus líderes vendo seu exemplo. 
3. Conheça a Palavra de Deus e Suas orientações sobre os dízimos e ofertas. Há diversas ministrações nesse link para você ser ministrado.

AVISOS:

19/10 – sábado – 09:00h – RIA – Rede Infantil Águas – Treinamento da equipe
19/10 – sábado – 18:00h – SEDE – 23º Aniversário da Igreja e Festa dos Tabernáculos
20/10 – domingo – 10:00h e 18:00h – RIA – Rede Infantil Águas – Celebração Mês da Criança.
25/10 – sexta-feira – 20:00h – RCA – Rede de Casais Águas
26/10 – sábado – 10:00h – RIA – Rede Infantil Águas – Celebração Mês da Criança.
26/10 – sábado – 19:30h – RJA – Rede de Jovens Águas – Festa das Nações
27/10 – domingo – 10:00h e 18:00h – RIA – Rede Infantil Águas – Celebração Mês da Criança.
02/11 – sábado – 9:00h – Café para líderes - Pr. Rafael Rocha
03/11 – domingo – 18:00h - Formatura Escola de Líderes
04/11 – segunda-feira – 20:00h - Noite do Empreendedor
09/11 – sábado – 19:30h – Rede JUMP – Black´n white
09/11 – sábado  - 19:30h - Fruto Fiel
15 a 17/11 - RCA - Retiro de Casais
20/11 – quarta-feira – 9:00h - RIA Visita ao Museu Catavento
23/11 - sábado – 19:30h - RAD - Gratidão Amigo Secreto
24/11 – domingo – 18:00h – Formatura Escola de Líderes
30/11 - sábado - 19h30 - RJA - Ações de Graças
01/12 – domingo – 18:00h – Culto de Ação de Graças
05/12 – quinta-feira – 20:00h - Teatro no culto
06/12 – sexta-feira – 20:00h - RCA - Rede de Casais
07/12 - sábado – 18:00h - RIA Confraternização
13/12 – sexta-feira – 20:00h – RHA - Rede de Homens – Churrasco Sacerdotal
14/12 - sábado – 19:30h - RAD - Confraternização
14/12 - sábado – 16:00h - REMA - Rede de Mulheres
15/12 - domingo – 10:00h e 18:00h - RIA Hanukah

22/12 – domingo – 18:00h – Culto Chanucá


segunda-feira, 14 de outubro de 2019

2019/39 – Vivendo a nova vida em Cristo.


Semana de 14 a 19.10.2019

“Portanto, livrem-se de toda maldade e de todo o engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência. Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação, agora que provaram que o Senhor é bom. À medida que se aproximam dele, a pedra viva – rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para ele - , vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus por meio de Jesus Cristo” (1Pedro 2:1 a 5).

A Palavra de Deus diz que todo aquele que deseja entrar no Reino de Deus deve nascer de novo da água e do Espírito (João 3:1 a 5). E nascer da água e do Espírito fala de um novo nascimento do nosso espírito, através do Espírito Santo, nos ensina a verdade e nos liberta, e da Palavra de Deus (fonte de água viva), que nos lava espiritualmente.

O Apóstolo Pedro, assim como muitos que estão aqui esta noite, tiveram essa experiência do “nascer de novo”, e por isso ele compara todos aqueles que acabaram de “nascer” espiritualmente, a bebês, crianças recém-nascidas, e como um verdadeiro pai, os orienta como devem proceder nessa nova vida. Vejamos:

1 – Livrem-se da velha vida (versículo 1) – Quem recebe o Senhor Jesus como Seu único e suficiente Senhor e Salvador, recebe uma nova vida, porém como a velha maneira de viver ainda está impregnada em nós, precisamos todos os dias, identificar as práticas do passado, que agora não combinam mais com a nossa nova forma de viver, e renuncia-las, abandona-las, livrarmo-nos delas, pois essa maneira velha de viver, cheia de vícios, mentiras, idolatrias e tudo mais que praticávamos, nos levou a experiências ruins que nos fizeram sofrer.

2 – Alimentar-se corretamente (versículo 2 e 3) – Agora que provamos da bondade do Senhor, precisamos estar espiritualmente alimentados. E não tem melhor alimento para um recém-nascido que o leite. Se a criança não se alimentar de coisas saudáveis, ela não cresce. Uma criança que come muito açúcar, por exemplo (doces, bolachas recheadas, sorvetes), fica obeso, e terá problemas de saúde. Mas uma criança que tem uma dieta balanceada com todos os grupos alimentares, nas quantidades e horários corretos, cresce de maneira saudável. Assim também somos nós, se quisermos crescer de forma saudável espiritualmente, precisamos nos alimentar do alimento espiritual correto, o puro leite espiritual, a palavra de Deus. Muitas coisas que nos fazem mal vão aparecer na nossa frente para comermos, mas lembre-se isso só nos deixa obesos.

3 – Esteja conectado (versículo 4 e 5) – Quem é pai, ou mãe, já deve ser observado a atitude de seus filhos e dito: “as atitudes que meu filho(a) tem, são muito parecidas com as minhas atitudes”. Eu já pensei isso várias vezes da minha filha. Em relação a nossa vida espiritual, é da mesma forma, enquanto nos relacionávamos com o mundo, tínhamos atitudes parecidas com as que o mundo tem como certa. Porém, depois do novo nascimento e do alimento espiritual puro que consumimos (a palavra de Deus), vamos cada vez mais nos conectando com Jesus, e essa conexão faz com que fiquemos cada vez mais parecidos com o nosso Pai Celestial. Sendo assim, muito em breve estaremos sendo reconhecidos por Deus como pedras preciosas, e usados por Ele, da mesma forma que Jesus foi usado, como pedra viva, para edificar uma casa linda para o nosso Deus.

Você é pedra preciosa. Não deixe que as coisas do mundo apaguem seu brilho. Livre-se das coisas do passado, livre-se do pecado que ainda tenta impedir seu crescimento espiritual.

Deus lhe abençoe!

Pr. Kleber Jacinto

Não deixe de ministrar as crianças através da célula desta semana no link http://riamooca.blogspot.com.br/p/mate.html
1. Lembre-se que sua célula é de evangelismo e multiplicação e que os estudos não podem exceder o tempo limite.
2. Não esqueça também de sempre orar pelos seus líderes e pastores junto com seus discípulos. Eles precisam aprender a honrar seus líderes vendo seu exemplo. 
3. Conheça a Palavra de Deus e Suas orientações sobre os dízimos e ofertas. Há diversas ministrações nesse link para você ser ministrado.

AVISOS:

17/10 – quinta-feira – 20:00h – RTA – Rede de Teatro Águas – Teatro
19/10 – sábado – 09:00h – RIA – Rede Infantil Águas – Treinamento da equipe
19/10 – sábado – 18:00h – SEDE – 23º Aniversário da Igreja e Festa dos Tabernáculos
20/10 – domingo – 10:00h e 18:00h – RIA – Rede Infantil Águas – Celebração Mês da Criança.
25/10 – sexta-feira – 20:00h – RCA – Rede de Casais Águas
26/10 – sábado – 10:00h – RIA – Rede Infantil Águas – Celebração Mês da Criança.
26/10 – sábado – 19:30h – RJA – Rede de Jovens Águas – Festa das Nações
27/10 – domingo – 10:00h e 18:00h – RIA – Rede Infantil Águas – Celebração Mês da Criança.