quinta-feira, 31 de outubro de 2019

2019/41 – Renovando a mente.


Semana de 28/10 a 02.11.2019

Vou retornar à casa de meu pai e dizer: Pai, pequei contra o céu e contra o senhor, e não sou mais digno de ser chamado seu filho. Por favor, trate-me como seu empregado(Lucas 15:11 – leia até o v.31 para melhor compreensão).

Ultimamente temos falado bastante sobre a necessidade de uma transformação na nossa vida, a partir da renovação da nossa mente, para que possamos viver a boa agradável e perfeita vontade de Deus.

Essa renovação de mente é necessária porque até nos achegarmos a Cristo, vivíamos como escravos do pecado. Por mais que nosso corpo tenha sido liberto de vícios, prostituição, adultério e etc, a nossa mente ainda tem dificuldades para pensar como uma mente livre, e ficamos presos em conceitos antigos que não nos deixam avançar para onde o Senhor Jesus quer que estejamos.

E hoje quero mostrar algumas diferenças entre o pensamento de um escravo e como o nosso Pai Celestial nos trata como filhos.

O escravo tende a solidão, mesmo estando rodeado de pessoas, uma pessoa com a mentalidade de um escravo, sempre vai se sentir sozinho e rejeitado. O filho pródigo quando retornou pediu para que fosse tratado como um dos escravos de seu pai (v 18-19).

O Pai trata seus filhos como amigos“Já não os chamo de escravos, pois o senhor não faz confidências a seus escravos. Agora vocês são meus amigos, pois eu lhe disse tudo que o Pai me disse” (João 15:15). Essa relação de amizade envolve saber segredos um do outro.

O escravo tende a ver as coisas a partir da escassez. Se eu lhe mostrar uma garrafa de refrigerante com o líquido ocupando um pouco menos da metade da garrafa, você pode ter duas respostas: A) “Puxa o refrigerante está acabando” ou B) “Puxa, ainda bem que tem metade do refrigerante”. A primeira resposta é de uma pessoa que ainda pensa como escravo, pois enxerga tudo a partir da escassez, não consegue ver abundância nas coisas. O filho mais velho estava com pai, era filho, tinha direito a herança de tudo que era do pai, mas reclamou que nunca havia recebido um cabrito (versículo 29).

O Pai é o alimento dos filhos (Eu Sou o pão da vida” –  João 6:48). Deus é o nosso alimento, Ele é um Deus provedor (Mateus 6:31-33). Nenhum filho, antes de dormir, pede para ver a dispensa da casa a fim de certificar-se se tem comida para o dia seguinte. Isso porque sabe que seu pai é o provedor.

O escravo é carente, nada é suficiente para ele, ele sempre quer mais. “Será que meus pais me amam?” “Será que minha namorada(o) me ama?”, parece que existe um buraco em sua alma que não se satisfaz com nada do que é feito.

O Pai tem afeto pelos seus filhos. A Bíblia diz que Deus é amor, e esse amor não é expressado somente com palavras, mas com atitudes. Quando pensamos no amor do Pai, que demonstra esse amor com atitudes, lembramos de João 3:16.

No escravo existe uma sensação de não pertencer a família, por exemplo: esta lá, faz parte, mas sente que não pertence aquele lar, aquele grupo de amigos, à igreja que freqüenta. E a sua atitude é de se afastar cada vez mais daquele grupo de pessoas, por sentir que não pertence á família.

Deus é o nosso abrigo, Ele nos adotou como filhos (João 1:12) e nos fez integrar a família de Deus (Efésios 2:19). Guarda-me ó Deus pois em ti me refugio (Salmo 16:1).

Que a partir de hoje sua mente seja transacionada de uma mentalidade escravo, para uma mentalidade de filho. Receba Jesus como seu Senhor e Salvador, e tenha acesso ao Pai.

Deus lhe abençoe!

Pr. Kleber Jacinto

Não deixe de ministrar as crianças através da célula desta semana no link http://riamooca.blogspot.com.br/p/mate.html
1. Lembre-se que sua célula é de evangelismo e multiplicação e que os estudos não podem exceder o tempo limite.
2. Não esqueça também de sempre orar pelos seus líderes e pastores junto com seus discípulos. Eles precisam aprender a honrar seus líderes vendo seu exemplo. 
3. Conheça a Palavra de Deus e Suas orientações sobre os dízimos e ofertas. Há diversas ministrações nesse link para você ser ministrado.

AVISOS:
02/11 – sábado – 9:00h – Café para líderes - Pr. Rafael Rocha
09/11 – sábado – 19:30h – Rede JUMP
24/11 – domingo – 18:00h – Formatura Escola de Líderes
01/12 – domingo – 18:00h – Culto de Ação de Graças
06/12 – sexta-feira – 20:00h – RCA - Rede de Casais
13/12 – sexta-feira – 20:00h – RHA - Rede de Homens – Churrasco Sacerdotal
14/12 – sábado – 16:00h – REMA - Rede de Mulheres
22/12 – domingo – 18:00h – Culto Chanucá

Nenhum comentário:

Postar um comentário