Semana 14 a 19 de junho de 2021.
“E era toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala. E aconteceu que, partindo eles do oriente, acharam um vale na terra de Sinar; e habitaram ali. E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume por cal. E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra. Então desceu o Senhor para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam. E o Senhor disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer. Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro. Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade. Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o Senhor a língua de toda a terra, e dali os espalhou o Senhor sobre a face de toda a terra” (Gênesis 11:1 a 9).
Em Babel as pessoas tinham o mesmo espírito e falavam a mesma língua. O objetivo era que todos se mantivessem em um mesmo local. Nesse lugar havia egoísmo e poder humano. Desejavam construir algo para demonstrar esse poder e ao mesmo tempo que os mantivessem juntos, dominados pelo seu próprio eu. Mas o Senhor desceu dos céus e confundiu as línguas, deu línguas estranhas a todos. Eles estavam juntos, no mesmo local, mas ouve divisão e confusão, pois o espírito de cada um agora era diferente e não se entendiam.
Pentecoste: “E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concorde mente no mesmo lugar; E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu. E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua” (Atos 2:1 a 6).
Já em pentecoste a situação foi outra. Apesar de todos estarem no mesmo lugar em concordância, havia algo mais poderoso que os mantinha unidos: a mesma fé. Junto a isso, existia uma ordenança da parte de Jesus, para não saírem de Jerusalém até que fossem revestidos de poder, mas não um poder humano, um poder que viria do alto, dos céus.
Em Babel as pessoas estavam unidas, mas em busca de um outro tipo de poder, o humano, e não do Espírito. Quando então o Senhor desceu dos céus, confundiu a linguagem de todos, e as pessoas que antes estavam unidas para um propósito totalmente egoísta, agora já não conseguiam se entender.
Em Pentecoste, o Senhor também desceu na terra, e também houve línguas estranhas. Todavia elas vieram através do batismo do Espírito Santo, e todos que ali estavam começaram a se entender, cada um em sua língua, e estas falavam das grandezas de Deus, e não do seu próprio eu. A única confusão que havia entre os que habitavam no lugar era a de não entender como entendiam o que estava sendo dito em sua própria língua, e naquele momento houve mais pessoas que se juntavam a eles e não se espalhavam como em Babel, pois entenderam e andavam agora no mesmo Espírito. Não havia confusão, mas poder do Espírito Santo.
Conclusão:
Aonde você gostaria de estar, em Babel ou Pentecoste? Ou onde você está?
Examinemos com quem estamos em comum acordo, ou qual a motivação que está vindo ao nosso coração, estejamos atentos a todo instante, pois Deus não é de confusão: “Porquanto Deus não é Deus de confusão, mas sim de paz. Como em todas as igrejas dos santos...” (1Coríntios 14:33).
Deus lhe abençoe!
Profeta Antônio Luiz Queiroz
Não deixe
de ministrar as crianças através da célula desta semana no link http://riamooca.blogspot.com.br/p/mate.html
1. Lembre-se que sua célula é de evangelismo e multiplicação e que os estudos não podem exceder o tempo limite.
2. Não esqueça também de sempre orar pelos seus
líderes e pastores junto com seus discípulos. Eles precisam aprender a honrar
seus líderes vendo seu exemplo.
3. Conheça a Palavra de Deus e Suas orientações
sobre os dízimos e ofertas. Há diversas ministrações nesse link para você ser
ministrado.
AVISOS:
Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão –
conecte-se.
Quintas 20:00h e Domingos 18:00h culto on-line:
FB: Igreja Aguas Mooca -
Youtube: aguasmoocatv
Nenhum comentário:
Postar um comentário