domingo, 16 de novembro de 2008

2008/036 - Você é um Talmidim?

Texto Base: João 1:29 a 51

Talvez você nunca tenha ouvido falar nesta palavra: Talmidim. Mas, para ficar claro, o termo vem do hebraico e tem uma relação direta com um Rabi e Jesus é o nosso Rabi segundo o que podemos ler no final do versículo, 38 do capitulo 1: “E eles disseram: Rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde moras?”.

Segundo o texto lido quais são as características do Talmidim:
Sabe quem deve seguir – Os discípulos souberam quem era Jesus pois foram ensinados por João Batista e prontamente o seguiram. Você seguirá a Jesus, pois seu discipulador tem mostrado Ele para você.
Não tem dificuldades de seguir – Ao saber quem é o seguem não importando as situações. Por exemplo: Pedro, Tiago, André, Felipe, decidiram seguir a Jesus apesar deles terem suas vidas. Não se importaram com as circunstâncias e seguiram Jesus.
Influencia sua parentela – André levou seu irmão Simão a conhecer Jesus. Você sendo um talmidim ganhará sua família para Jesus.
Alcança seus vizinhos – Faz diferença onde está. Pelo fato de André e Pedro andarem com Jesus, já faziam parte de sua equipe, Felipe foi alcançado na seqüência, pelo relato do evangelho de João. Felipe era da mesma cidade. Talmidim influencia os seus vizinhos!
Crer e ver – Natanael foi alcançado por Felipe, mas ele precisou ver para crer que de Nazaré viera o Salvador. Ele não cria por causa do preconceito. Não seja como Natanael, creia que verás a Glória de Deus (João 11:40).
É corrigido, mas continua seguindo – Jesus bem sabia o que Natanael dissera, pois a ele foi revelado pelo Espírito Santo. Natanael foi corrigido e continuou seguindo a Jesus. Um talmidim é corrigido para ser benção e não gerar maldição.
Sabe qual é a verdadeira natureza do seu líder – Ora a natureza de Cristo é divina. Jesus é o nosso exemplo maior de conduta e caráter. Estamos numa igreja em células onde existe o discipulado. Temos para nos nortear é que mesmo não sendo divinos, como Cristo, devemos buscar no nosso líder as características divinas que irão nos levar para um caminho de benção que foi determinado por Jesus.

Mas que será que eu preciso para ser um Talmidim? Seguir – somente isto!

Em João 2:1 a 11 somos apresentados ao primeiro milagre manifesto na Bíblia feito por Jesus Cristo. Neste milagre podemos então encontrar as seguintes condições de quem segue, pois quem segue:
Crê – A partir do momento que seguimos é impossível fazê-lo sem crer. Seguir a Jesus requer de nós que creiamos nEle, pois se não crer, não irá conseguir continuar no caminho.
Confia – Os discípulos estavam com Jesus e apesar das situações eles confiavam. Confie você em Jesus. Entregue os seu caminho a Ele o mais ele fará. Os discípulos confiam!
Compartilha – Compartilhar traz sobre o discipulado unidade. Quem compartilha tem comunhão. Quem compartilha, apesar de qualquer situação, tem paz.
Multiplica – Jesus mostrou o milagre. A multiplicação faz parte do milagre. Multiplique a benção da Salvação na sua família, amigos, vizinhos. Multiplique a alegria de seguir.
Vive a benção – Quem é Talmidim vive a benção. Tem guerra mas está na benção. Tem dificuldade mas vem o milagre. Você vive a benção se atentar para os mandamentos de Jesus Cristo.
E vai para o lugar correto! – Quem está com Jesus pode estar em qualquer lugar, mas estará no lugar certo. Não é possível estar com Jesus no lugar errado. Se você está andando no lugar errado olhe para Jesus que ele vai lhe tirar daí!

Talmidim é um aluno / seguidor do Rabino. São crianças e jovens que estudam a Torah até os 15 anos, e somente os melhores continuavam o estudo. Os demais seguem suas vidas normais. Mas o termo talmidim que dizer discípulo.

Muito provavelmente os discípulos de Jesus não tinham passado no vestibular religioso daquela época, e agora o próprio Deus encarnado os está chamando para serem discípulos dEle, para o seguirem, para se tornarem iguais a ele. Não iguais no sentido físico (morar na mesma cidade, usar as mesmas roupas, comer as mesmas comidas, falar a mesma língua), mas iguais em caráter. Esta é a natureza do chamado de Jesus. Ele chamou André, Pedro, Tiago e João para o seguirem, para se tornarem iguais a Jesus. Da mesma forma Jesus me chamou e lhe chamou, para que o seguíssemos, para que nos tornássemos seus discípulos.

Você que se tornar um Talmidim?

Senhor Jesus, eu desejo com o meu coração seguir a ti e os teus passos. Não importam as circunstâncias, situações. Eu desejo lhe seguir, andar pelos seus caminhos, seguir ao meu discipulador que tem caminhado Consigo. Que a Sua Palavra seja a luz dos meus caminhos. Que eu viva a Sua benção nesta terra que eu possa chegar a Jerusalém Celestial ao fim da minha caminhada. Em nome de Jesus!, Amém!

Deus lhe Abençoe,
Pr. Luis Santana

Agenda – 29/11 Festa de Tabernáculos Mooca e 30/11 Aniversário Igreja Águas- Mooca.

2 comentários:

  1. muito bom!!!
    que Deus o abençoe!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Ouvi um pouco sobre Talmidim hoje pelo meu líder e com certeza agora me esclareci bem mais sobre isso.
    Deus abençoe a ti e ao teu ministério!

    ResponderExcluir