segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

2009/005 - Mais alvo do que a neve

Querido discípulo, neste domingo fomos presenteados como uma palavra que nos ensinou sobre as várias panelas que querem nos alimentar ou nos alimentam e Deus foi muito bom conosco e nos edificou.

Quero hoje lhe abrir o entendimento sobre o sangue que muitas vezes imaginamos que mancha nossas roupas, mas que na verdade limpa nossas vestes.

“Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (1João 1:7).

Jesus é a oferta, o pagamento, o sacrifício de Deus para que as sujeiras de nossas vestes sejam limpas.

Por que precisamos acreditar que nossas vestes se sujaram? Ora o pecado gera morte e se carregarmos áreas mortas em nossas vidas, parte de nossa vida se contaminará, sujará.

O efeito do pecado é morte. Deus ensinou isto a Adão e algo que não tinha problema começou a ser problemático ao homem.

“... porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 6:23).

Veja: depois da desobediência, Adão e Eva, tiveram vergonha de seus corpos e se cobriram com folhas. Vergonha de que? se antes estavam nus da mesma forma.

O pecado estraga, contamina, faz ficar feio, sujo, contaminado.

Não dá pra viver com pecado encoberto, pois a sujeira e o cheiro fazem com que fiquemos feios, sujos e mal cheirosos de forma a não suportarmos mais áreas de nossas vidas.

A primeira atitude de Adão e Eva foi se sentirem mal.

Talvez haja muitas áreas que você se sente mal, sujo, contaminado, envergonhado e esconde tudo debaixo de folhas de falsidade, trabalho excessivo, bondade falsa, felicidade sem base, amizades traidoras, relacionamentos vazios, crenças fúteis e outros roubos que não lhe sustentam por mais de uma semana ou quinze dias.
É certo que as folhas que Adão e Eva se cobriram, logo estragariam, cairiam, rasgariam, então Deus com sua sabedoria, jamais nos deixa sem solução.

Cada dificuldade (seja ela qual for) Deus lhe atende. Mesmo tendo o homem pecado, Deus com seu amor infinito, atuou para solucionar o problema do homem cobrindo-o com vestes de peles.

Eu e você fomos cobertos pelo nosso Pai, mas veja que Deus está atento a lhe amparar, mas não deixará de lhe corrigir.

Após ter feito veste de peles os expulsou do Éden para que houvesse correção.

Talvez você já tenha julgado Deus bravo, ou muito duro pelos acontecimentos, mas precisamos ler o que Deus fez ao homem.

Houve morte para que o homem estivesse vestido e depois foi enviado fora do paraíso.

Da mesma forma, você precisa entender que Jesus morreu por você, antes mesmo que você pecasse.

Deus já preparou uma veste para você que lhe defenderá e cobrirá todas as dificuldades e aflições que você poderá passar.

As vestes que Deus tem preparado para você foram caríssimas, pois valeram o sangue de Jesus Cristo, o Filho de Deus.

Como você tem vestido estas vestes? Já vestiu? Saiba que há vestes limpinhas, lavadas com um sangue que não mancham, mas ao contrário tiram as manchas.

Seja o que for que tenha acontecido com você, há veste lavada de sangue para você. Com essa veste você fica limpo.

O Rei Davi, havia errado e pecado e clamou que Deus o lavasse.

“Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo que a neve” (Salmo 51:7).

Deixe o sangue de Jesus lhe lavar e lhe revestir. Vista-se destas vestes e veja as manchas do pecado saírem de sua vida.

Deus lhe abençoe,


Ap. Mizinho

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

2009/004 - Cremos em um Deus sábio

Querido discípulo, nesta semana estudaremos e pediremos a sabedoria do Senhor sobre nossas vidas baseado em Provérbios 8.

A sabedoria faz parte do caráter de Deus.

A Criação nos revela um Deus sábio. Provérbios 22:8 diz que a sabedoria estava com Deus antes da criação do mundo: “O SENHOR me possuía (sabedoria) no início de sua obra, antes de suas obras mais antigas”.

Um dos maravilhosos aspectos do caráter de Deus é a sua sabedoria.
Olhando para a criação do mundo, podemos perceber na criação duas coisas presentes de forma clara: ordem e propósito.

Deus sabia desde o início que para ter um relacionamento saudável com o homem, seria necessário primeiro colocar em ordem o caos em que o mundo se encontrava.

“E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas” (Gênesis 1:2).

A ordem, que, por exemplo, encontramos na divisão encontramos na criação: luz e trevas; céu e terra; terra e mares.

Podemos ver ordem na determinação de Deus das plantas que dão sementes e árvores segundo a sua espécie.

Há propósito na criação quando Deus cria os luminares para governarem o dia e a noite.
O homem é criado por Deus com um chamado: ter o domínio sobre a natureza criada por Deus e colocar nela ordem, nomeando os animais um a um!

A ordem e o propósito revelam o caráter de um Deus sábio que ao criar todas as coisas o fez de forma ordenada e com um propósito, contrariando inclusive a Teoria do Big Bang, em que o mundo, ao invés de ter sido criado por um Deus amoroso e sábio, teria sido fruto do acaso, de uma explosão aleatória.

Ora, Deus quando resolveu criar você e eu, antes de tudo Deus tirou o caos e a desordem e estabeleceu uma ordem, enquanto uma explosão significa “detonação”.

Por isso querido, não se engane. Deus ama você, conhece os seus caminhos e cada uma de suas histórias desde que você estava sendo gerado no ventre da sua mãe.

E mesmo que você olhe para o seu ontem e o seu hoje, e só veja “caos e desordem”, Deus tem sabedoria mais do que suficiente para colocar ordem em sua vida e lhe ensinar a viver uma vida de sabedoria, crescimento e conquista.

"Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e nada lhes impropera (censura); e ser-lhe-á concedida" (Tiago 1:5).

Ore agora, entregue sua vida a Jesus e peça sabedoria!

Alimente-se de palavras de sabedoria nas células e cultos. Leia a Bíblia e não desista do que Deus tem para você!

Deus lhe abençoe,

Apa. Célia

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

2009/003 - Fidelidade - Arma para vencer a provação

Querido discípulo,

Terminamos um tempo abençoado de jejum que marcou nossa história e em especial um início de 2009, cheio das marcas e adornos da Noiva de Cristo.

Você fez parte desta jornada, rumo a um ano de lutas, porém cheios de conquistas.

As notícias querem consolidar uma realidade de tristeza, incerteza, insegurança, fragilidade, manchando 2009 com uma palavra: crise. Mas os filhos de Deus, sabedores da herança do Todo-Poderoso, não se entregam ao veredito enlutado sobre nós e assim, marcamos 2009 como um ano de pedras preciosas sobre nossas vidas.

Assim será 2009, o ano das pedras preciosas em sua vida, onde Deus lhe fará crescer, aumentar sua intimidade, fará seu caráter parecido com o Pai e lhe deixará cada vez mais brilhante pela luz de Cristo em sua vida, seu coração e sua mente.

Certamente não faltarão oportunidades de correr aos pés da cruz, clamando por socorro, misericórdia, com quebrantamentos, como temos visto em algumas famílias e em especial com nossos irmãos da Igreja Renascer.

Assim precisamos consolidar em nosso coração e em especial em nosso caráter a FIDELIDADE.

Fidelidade é uma marca dos vencedores e não algo religioso, antiquado ou retrogrado; talvez já tenha até ouvido que “é coisa de velho”.

Fidelidade é marca de conquista, de valentes, de sabedoria, de nobreza. É tornar-se semelhante ao Pai, pois Deus é fiel.

“Saberás, pois, que o SENHOR, teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos;...” (Deuteronômio 7:9).

“Porque a palavra do SENHOR é reta, e todo o seu proceder é fiel” (Salmo 33:4).

“Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor” (1Coríntios 1:9).

“Fiel é o que vos chama, o qual também o fará” (1Tessalonicenses 5:24).

“Todavia, o Senhor é fiel; ele vos confirmará e guardará do Maligno” (2Tessalonicenses 3:3).

Você tem um Pai Fiel e assim, tem a essência da Fidelidade em você e hoje o Senhor lhe retira toda infidelidade e abre em seu coração o tempo de uma fidelidade sobrenatural que lhe levará a crescer sobrenaturalmente.

Nos momentos mais difíceis e apertados em nosso coração, a fidelidade é a arma da vitória.

Muitos são roubados, tolhidos, assaltados, paralisados nas provações pela falta de fidelidade e casamentos acabam, amizades se frustram, ministérios são interrompidos, alianças são quebradas e rotas de conquista subtraídas.

A Fidelidade traz para sua vida o poder de superar as crises, o poder de alimentar-se da verdade de que você tem um Pai Fiel. Ele jamais lhe abandonará e mesmo que passe pelo Vale da sombra da morte não temerá.

A Fidelidade faz passar a crise, consolida a vitória, atrai a benção, une os que estavam afastados, traz alegria, sela sua aprovação, abre portas, habilita promessas se cumprirem, enriquece e lhe traz a coroa da vida.

“Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam” (Tiago 1:12).

O Senhor lhe gerou para manter a fidelidade nas suas atitudes, procedimentos, decisões, e neste início de 2009, apesar das lutas e notícias, não quebre alianças, não receba o atestado de desistência e firme sua fidelidade.

Ajuste sua arma para vencer a provação e os testes de 2009, enchendo sua mente de fidelidade.

“Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida” (Apocalipse 2:10).

Na próxima semana beberemos a palavra que diz que a fidelidade fala de renúncia.

Ore, pedindo perdão pela infidelidade ao Senhor, à Palavra, aos líderes, à família e arme-se para vencer todas as provações diante de você, pois a provação tem seus dias contados.

Deus lhe abençoe, amo você e viveremos 2009 em fidelidade.


Ap. Mizinho