segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

2009/004 - Cremos em um Deus sábio

Querido discípulo, nesta semana estudaremos e pediremos a sabedoria do Senhor sobre nossas vidas baseado em Provérbios 8.

A sabedoria faz parte do caráter de Deus.

A Criação nos revela um Deus sábio. Provérbios 22:8 diz que a sabedoria estava com Deus antes da criação do mundo: “O SENHOR me possuía (sabedoria) no início de sua obra, antes de suas obras mais antigas”.

Um dos maravilhosos aspectos do caráter de Deus é a sua sabedoria.
Olhando para a criação do mundo, podemos perceber na criação duas coisas presentes de forma clara: ordem e propósito.

Deus sabia desde o início que para ter um relacionamento saudável com o homem, seria necessário primeiro colocar em ordem o caos em que o mundo se encontrava.

“E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas” (Gênesis 1:2).

A ordem, que, por exemplo, encontramos na divisão encontramos na criação: luz e trevas; céu e terra; terra e mares.

Podemos ver ordem na determinação de Deus das plantas que dão sementes e árvores segundo a sua espécie.

Há propósito na criação quando Deus cria os luminares para governarem o dia e a noite.
O homem é criado por Deus com um chamado: ter o domínio sobre a natureza criada por Deus e colocar nela ordem, nomeando os animais um a um!

A ordem e o propósito revelam o caráter de um Deus sábio que ao criar todas as coisas o fez de forma ordenada e com um propósito, contrariando inclusive a Teoria do Big Bang, em que o mundo, ao invés de ter sido criado por um Deus amoroso e sábio, teria sido fruto do acaso, de uma explosão aleatória.

Ora, Deus quando resolveu criar você e eu, antes de tudo Deus tirou o caos e a desordem e estabeleceu uma ordem, enquanto uma explosão significa “detonação”.

Por isso querido, não se engane. Deus ama você, conhece os seus caminhos e cada uma de suas histórias desde que você estava sendo gerado no ventre da sua mãe.

E mesmo que você olhe para o seu ontem e o seu hoje, e só veja “caos e desordem”, Deus tem sabedoria mais do que suficiente para colocar ordem em sua vida e lhe ensinar a viver uma vida de sabedoria, crescimento e conquista.

"Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e nada lhes impropera (censura); e ser-lhe-á concedida" (Tiago 1:5).

Ore agora, entregue sua vida a Jesus e peça sabedoria!

Alimente-se de palavras de sabedoria nas células e cultos. Leia a Bíblia e não desista do que Deus tem para você!

Deus lhe abençoe,

Apa. Célia

Nenhum comentário:

Postar um comentário