segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

2020/04 – Livres do medo.


Semana de 03 a 08.02.2020

“...eu os tirei dos confins da terra, de seus recantos mais distantes eu os chamei. Eu disse: Você é meu servo; eu o escolhi e não o rejeitei. Por isso não tema, pois estou com você, não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o seguirei com a minha mão direita vitoriosa(Isaias 41:9 e 10).

Grandes homens na Bíblia tiveram medo. Entre eles podemos citar Elias, que teve medo de Jezabel, quando ela ameaçou matá-lo, depois dele ter matado 400 profetas de Baal (1Reis 19:1 a 3). O Rei Josafá, que ao se ver cercado por 5 reinos inimigos, teve medo, mesmo depois de ter tido muita coragem de restaurar Israel (2Crônicas 20:1 a 3). Gideão tinha medo dos midianitas, pois Israel estava sendo assolado por eles. Em Juízes 6:11, lemos que Gideão estava malhando o trigo escondido dos midianitas, porque tinha medo. Outro importante personagem bíblico que teve medo foi o Rei Davi, poderoso guerreiro, mas que expõe em seus poemas o seu medo. Temor e tremor me dominam; o medo tomou conta de mim (Salmo 55:5).

Ficar com medo é algo natural para o ser humano, pois é como nosso corpo reage quando se depara com algo ameaçador e/ou perigoso. É um estado emocional, ativado pelo cérebro, de forma involuntária. Muitas vezes a situação nem é perigosa, nem ameaçadora, mas muitas vezes identificamos assim e temos medo.

Diante do medo, então, temos duas ações: ou nos entregamos ao medo, deixando que ele nos domine e nos paralise, ou entregamos o medo a Deus e o dominamos, e somos libertos.

Somos dominados pelo medo quando não confiamos em Deus, quer dizer: quando não confiamos nas Palavras de Dele, ou seja, naquilo que está escrito na Bíblia, como por exemplo os versículos que lemos no início da reunião, onde o Senhor declara que está conosco, e nos convida a confiar Nele e não ter medo.

Agora, quando decidimos vencer uma batalha, entregamos o medo à Deus, alimentamos a nossa fé com as promessas e declarações do Senhor, que estão na Bíblia, e seguimos fazendo aquilo que temos que fazer, ou o que fomos chamados, porque confiamos no Senhor. Um bom exemplo está no Salmo 23:4: Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, NÃO TEMEREI perigo algum, pois tu estás comigo, a tua vara e o teu cajado me protegem” (sugiro leitura completa desse Salmo).

Segundo consta, o Rei Davi, autor desse Salmo, escreveu-o quando ainda era um jovem pastor de ovelhas, tendo comparado o comportamento e o relacionamento das ovelhas e seu pastor, com o nosso comportamento e relacionamento com Deus, onde nós somos ovelhas do pastoreio de Deus. Ovelha é um animal que tem muito medo e se assusta facilmente até com o barulho da água agitada. Sendo assim, o pastor precisa escolher bem o melhor local onde levar o rebanho para alimentá-lo. Além disso a ovelha é um animal que se apega a seu pastor, e somente nele confia. Por isso Jesus disse, em João 10:11: Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas”.
          
Esta noite você tem a oportunidade de decidir dominar aquilo que quer lhe dominar, entregando-o a Deus, passando a partir de hoje a alimentar sua fé, e confiar no bom pastor Jesus Cristo, que deu a vida pelas suas ovelhas: Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo Poderoso pode dizer ao Senhor; “Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus em quem confio (Salmo 91:1 e 2).

Deus lhe abençoe

Pr. Kleber R. Jacinto.

Não deixe de ministrar as crianças através da célula desta semana no link http://riamooca.blogspot.com.br/p/mate.html
1. Lembre-se que sua célula é de evangelismo e multiplicação e que os estudos não podem exceder o tempo limite.
2. Não esqueça também de sempre orar pelos seus líderes e pastores junto com seus discípulos. Eles precisam aprender a honrar seus líderes vendo seu exemplo. 
3. Conheça a Palavra de Deus e Suas orientações sobre os dízimos e ofertas. Há diversas ministrações nesse link para você ser ministrado.

AVISOS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário