quarta-feira, 15 de abril de 2020

2020/13 – Decida permanecer.


Semana de 13 a 18.04.2020

“Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Como o ramo não pode produzir fruto de si mesmo se não permanecer na videira, assim vocês não podem dar fruto se não permanecerem em mim. Eu sou a videira, vocês são os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim vocês não podem fazer nada. Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam. Se permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será feito” (João 15:4 a 7).

A palavra “permanecer” no grego é “meno”, que significa: permanecer, ficar; não partir; continuar a estar presente; ser sustentado, ou mantido, continuamente. No texto que lemos, “permanecer” refere-se à ligação entre a videira e os ramos, ou seja: o relacionamento entre Jesus e seus discípulos. Portanto, assim como o ramo precisa estar na videira para dar seus frutos, o discípulo precisa estar ligado a Jesus para cumprir seus propósitos.

No caso da árvore, o ramo PERMANECER na videira, significa ser alimentado pela seiva que ela dá, Dessa forma, os ramos que estão conectados a videira, poderão dar seus frutos normalmente. Em relação a Jesus e seus discípulos, PERMANECER, está ligado à intima comunhão, de maneira que o Espírito Santo, flua de Jesus, para o servo. Portanto, o discípulo de Jesus não deve partir, mas PERMANECER, continuar sendo sustendo por Ele.

Vejamos alguns pontos para aprofundar mais o estudo:

  1. Permaneçam em mim e eu permanecerei em vocês.

Através dessa verdade maravilhosa, temos a confiança de que quando permanecemos em Jesus, Jesus permanece em nós. Essa relação entre Jesus e um discípulo, é uma via de mão dupla, ou seja: quanto mais o discípulo age na direção do Mestre, mais o Mestre retribui essas ações, em favor do seu discípulo. A Palavra de Deus diz, em Tiago 4.8: Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês!. Nenhu­ma caça ao tesouro de Jesus terá por recompensa o vazio da decepção! “Todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta” (Mateus 7:8).

  1. Assim, vocês não podem dar fruto se não permanecerem em mim.

O propósito de um ramo é dar fruto. Para isso, é indispensável que ele permaneça na videira, pois não tem condições de frutificar em si mesmo. Assim também, o discípulo de Jesus jamais conseguirá cumprir o seu propósito por si, pois depende do Senhor para isso. Isso não diz respeito apenas a questões de igreja. Isso diz respeito à vida como um todo. Você jamais conseguirá cumprir o seu propósito de vida se não permanecer em Jesus. Jamais conseguirá ser o homem/mulher, marido/esposa, pai/mãe, filho/filha, estudante, trabalhador(a), cristão/cristã, líder, que você poderia ser, se não permanecer em Jesus. Permanecer em Jesus, então, é uma questão de vida ou morte! É o que determina o verdadeiro sucesso ou fracasso na vida. Aquele que permanece em Jesus alcança a realização de seu propósito. O que não permanece, amarga a frustração da inutili­dade.

  1. Se permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será feito.

De acordo com o texto acima, há duas maneiras para permanecer em Jesus: através da Palavra e da oração. Se [...] as minhas palavras permanecerem em vocês”. Para manter a Palavra de Jesus em nós, certamente, não é APENAS freqüentando cultos e células, mas é necessário que nos dediquemos a elas, com constância e proximidade.
Deus disse a Josué: Não deixe de meditar nas palavras deste Livro da Lei de dia e de noite” (Josué 1.8). Para manter as Palavras de Jesus em nós, devemos meditar nelas todos os dias. Você consegue imaginar como seria a sua vida se você fizesse isso? É certo que o seu nível de intimidade com Jesus e, conseqüentemente, de maturidade espiritual, seria outro; iria para as alturas.

Jesus também disse: “Pedirão o que quiserem e lhes será concedido”. Existe um íntimo relacionamento entre a Palavra e a oração. A Palavra alimenta a oração e a oração vivifica a Palavra. Aquele que mantém as palavras de Jesus em si é atendido em suas orações, porque ora de acordo com essas palavras, ou seja, pede segundo a vontade do Senhor.

Para permanecermos em Jesus, então, é necessário também permanecermos em oração. E, como permanecer em oração? Bem, é claro que não é orando apenas nos cultos ou na célula. O apóstolo Paulo escreveu: “Orem continuamente” (1Tessalonicenses 5:17). Para permanecermos em oração, é preciso orarmos todos os dias e mantermos o nosso espírito ligado em Deus o tempo todo. E aqui, não se trata da oração feita no trajeto entre nossas casas e o trabalho que fazemos de segunda a sexta. Não! Jesus disse: “Quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está secreto” (Mateus 6:6).

Após esta lição, qual a sua decisão? Você irá ou não permanecer em Jesus? Você escolhe ter uma vida frutífera ou vazia? Você irá se dedicar diariamente à Palavra e à oração ou continuará a dar desculpas para não fazer isso? É uma questão de vida ou morte. Se a Palavra é o nosso pão, a oração é a nossa respiração.

Deus lhe abençoe

Pr. Kleber R. Jacinto.

Não deixe de ministrar as crianças através da célula desta semana no link http://riamooca.blogspot.com.br/p/mate.html
1. Lembre-se que sua célula é de evangelismo e multiplicação e que os estudos não podem exceder o tempo limite.
2. Não esqueça também de sempre orar pelos seus líderes e pastores junto com seus discípulos. Eles precisam aprender a honrar seus líderes vendo seu exemplo. 
3. Conheça a Palavra de Deus e Suas orientações sobre os dízimos e ofertas. Há diversas ministrações nesse link para você ser ministrado.

AVISOS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário