quarta-feira, 18 de abril de 2018

2018/015 – A mudança de Zaqueu.


Semana de 16 a 21.04.2018

“1. Jesus entrou em Jericó, e atravessava a cidade. 2. Havia ali um homem rico chamado Zaqueu, chefe dos publicanos. 3. Ele queria ver quem era Jesus, mas, sendo de pequena estatura, não o conseguia, por causa da multidão. 4. Assim, correu adiante e subiu numa figueira brava para vê-lo, pois Jesus ia passar por ali. 5. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: ‘Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje’. 6. Então ele desceu rapidamente e o recebeu com alegria” (Lucas 19:1 a 6).

Esse é um texto muito conhecido, que conta a história do chefe dos publicanos, Zaqueu. Talvez você o conheça de tanto ouvir a música que canta: “Como Zaqueu, quero subir, o mais alto que eu puder...”.

Mas, na Bíblia, encontramos mais informações sobre ele. Aprendemos que Zaqueu era um homem muito rico. Havia enriquecido às custas de corrupção. Ele era o chefe dos coletores de impostos. Um fato curioso é o significado do nome: Zaqueu vem do hebraico "Zacah" e quer dizer "puro ou o que é puro" e isso era a antítese do seu comportamento até então.

Zaqueu, por ser rico, tinha de tudo. Uma grande casa, boas roupas, boa comida e bebidas, mas sem dúvida nenhuma, lhe faltava PAZ. Ele sabia que toda a sua fortuna era de origem ilícita, não vinha das mãos do Senhor e por causa disso ele, talvez, estivesse perturbado, opresso, deprimido, buscando uma saída, uma solução. Resumindo: ele não tinha aquilo que era mais importante a paz.

Mas um dia Zaqueu resolveu conhecer a Jesus. Por curiosidade, ou por necessidade, a Bíblia não deixa isso claro, mas o fato é que Zaqueu se dispôs a conhecer Jesus. Para isso Zaqueu precisava encarar uma MUDANÇA NECESSÁRIA em sua vida. Zaqueu não mediu esforços para chegar perto de Jesus. Tentou se aproximar dele por baixo e não conseguiu, não só pela sua pouca estatura, mas porque o povo odiava os publicanos. Zaqueu resolveu ir além e não desistiu. Subiu em uma árvore para ver Jesus.

Creio que Zaqueu ansiava uma mudança de vida e algo em Jesus chamava a sua atenção. Zaqueu sabia que através de Jesus receberia algo diferente do que estava vivendo, e essa certeza fez com que ele decidisse romper com seus conceitos, com o preconceito e o ódio que a sociedade tinha dele e se expôs, diante de todo o povo, que lhe odiava. Ele resolveu mudar. Ele queria ter novidade de vida.

Hoje você veio a essa célula, e eu acredito que Jesus está aqui, porque a Bíblia diz que onde dois ou mais estiverem reunidos em seu nome, ali Ele também estará.

Então hoje, você está tendo a mesma oportunidade que teve Zaqueu, de encontrar-se com Jesus. E o mesmo convite que fez para Zaqueu, Ele faz hoje para você: “Eis que estou a porta e bato, se alguém abrir a porta eu entrarei cearei com ele, e ele comigo.” (Apocalipse 3:20).

Deixe de lado o que lhe impede de conhecer Jesus, e convide-o para entrar em seu coração, aceitando-O como seu Único e Suficiente Senhor e Salvador, para que você receba novidade de vida.

Deus lhe abençoe
Pr. Kleber R. Jacinto – Igreja Águas Mooca

Não deixe de ministrar as crianças através da célula desta semana no link http://riamooca.blogspot.com.br/p/mate.html

1. Lembre-se que sua célula é de evangelismo e multiplicação e que os estudos não podem exceder o tempo limite.
2. Não esqueça também de sempre orar pelos seus líderes e pastores junto com seus discípulos. Eles precisam aprender a honrar seus líderes vendo seu exemplo. 
3. Conheça a Palavra de Deus e Suas orientações sobre os dízimos e ofertas. Há diversas ministrações nesse link para você ser ministrado.

AVISOS:
Todas as segundas-feiras – 19:00h – MAIOR – Ministério Águas de intercessão e Oração – Intercessão.
16/04 – segunda-feira – 20:00h – Noite do Empreendedor com Pierre Edo.
19/4 a 31/05 – quintas-feiras – 20:00h – Conferência: Sejam cheios – Sete quintas-feiras
21/04 – sábado – RCA – Rede de Casais Águas
05/05 – sábado – 19:00h – Casamento coletivo
21 a 28/08 – 1ª Viagem Missionário ao Haiti – Inscrições com a Missionária Ioná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário