segunda-feira, 29 de julho de 2019

2019/28 – Não fique na porta: você é bem-vindo.


Semana de 29.07 a 03.08.2019

Certo dia Pedro e João estavam subindo ao templo na hora da oração, às três horas da tarde. Estava sendo levado para a porta do templo chamada Formosa. um aleijado de nascença, que ali era colocado todos os dias para pedir esmolas aos que entravam no templo. Vendo que Pedro e João iam entrar no pátio do templo, pediu-lhes esmola. Pedro e João olharam bem para ele e, então, Pedro disse: “Olhe para nós!” O homem olhou para eles com atenção, esperando receber deles alguma coisa” (Atos 3:1 a 6–NVI).

Essa história da Bíblia nos traz 3 personagens: Pedro, João é um aleijado que não sabemos o seu nome, mas que teve sua vida transformada a partir do momento em que ouviu, deu atenção e creu no evangelho de Cristo, nas Boas Novas que foram pregadas por Pedro e João.

Pedro e João, dois discípulos, dois dos 12 de Jesus, dois Apóstolos que foram enviados para pregar o evangelho e fazer discípulos, estavam no seu cotidiano, estavam em um dia normal de sua vida. Creio que como qualquer um de nós, eles tinham seus afazeres diários, suas obrigações, sua rotina. Talvez uma rotina diária como eu e você estamos acostumados em nosso dia a dia, até que chegou o momento de irem para o templo, para a oração diária. E ao mesmo tempo outra rotina estava acontecendo. Um homem, que a Bíblia diz que era aleijado de nascença, estava sendo levado, talvez por amigos, até a porta do templo para que pudesse pedir esmolas.

Não somos diferentes. Temos uma rotina diária, trabalho, escola, filhos, igreja, etc. Mas precisamos ficar ligados no nosso dia a dia, pois são nesses momentos que achamos que nada pode acontecer, que o milagre se manifesta. É nesse momento de rotina que Deus vai mudar sua vida.

Observe que aquele aleijado estava na porta do templo, onde todos os dias era deixado por seus amigos (Versículo 2). A Bíblia não fala qual a idade dele, mas como ele tinha esse problema desde seu nascimento, creio que ele devia estar ali, na porta do templo há muito tempo. Quando eu li isso fiquei imaginando essa situação: um homem que tinha uma necessidade real, mas que não entrava no templo onde o milagre poderia acontecer, mas ficava somente na porta Formosa.

Ficar na porta fala de pessoas que não querem ter um compromisso com Deus. Pessoas cheias de necessidades físicas, espirituais, sentimentais, mas que preferem ficar na porta e não dar um passo de fé na direção de Jesus. Mas hoje é dia de ter sua história transformada. Chega de ficar na porta e viver de migalhas que pessoas lhe dão. Deus tem o melhor para você.

Aquele homem que ficava na porta do templo, tinha uma expectativa, mas era uma expectativa humana, pequena, baseada em sua visão doente e comprometida. Ele esperava “receber algo” que lhe satisfizesse, mas era uma satisfação momentânea, e quando acabava ele tinha que voltar a porta do templo e esperar receber algo. No mundo encontramos exatamente isso, satisfação momentânea. Claro que o diabo nos cega e nos engana, dizendo que essas migalhas que lá estão, e que ele oferece, nos satisfazem por completo. Mas trata-se de uma alegria e prazer momentâneos, e quando retornamos à realidade, estamos ainda necessitados, ou seja: voltamos para a porta do templo. A Bíblia diz que o diabo veio para roubar, matar e destruir, mas que Jesus veio para dar vida e vida em abundância.

Possivelmente o paralítico devia conhecer Pedro e João, pois todos estavam no templo todos os dias, um do lado de fora e os outros entrando para as orações. E observe que quando Pedro e João o chamaram, o aleijado olhou para eles aguardando receber algo (versículos 4 e 5). Penso que talvez Pedro e João, em algum momento, já teriam lhe dado uma esmola.

Todos os dias passamos pelos mesmos lugares e encontramos às mesmas pessoas. Mas por causa da correria e por não estarmos, muitas vezes, conectados com o Espírito Santo, nós não conseguimos enxergar a real necessidade daquela pessoa. Mas cheios do Espírito Santo.: Pedro e João conseguiram enxergar aquilo que aquele homem necessitava, e deram o bem mais precioso que eles tinham: Jesus Cristo, e ministraram cura e libertação (versículos 6 e 7).

O que Deus tem a partir de hoje em sua vida vai deixar você impressionado. E você vai ficar tão surpreso que você vai dar saltos de alegria. Muitos que convivem com você, vão se impressionar e vão desejar ter o Senhor na vida deles também. Todos ficarão perplexos com o que vai acontecer na sua família (Versículos 8 a 10).

Não se contente com migalhas que o mundo lhe oferece. Tenha uma atitude, receba Jesus como Senhor e Salvador, ou volte para os braços do Pai. Ele tem o melhor para você.

Deus lhe abençoe!


Pr. Kleber Jacinto
(sugiro a leitura de Atos 3:1 a 10 no início da lição).

Não deixe de ministrar as crianças através da célula desta semana no link http://riamooca.blogspot.com.br/p/mate.html

1. Lembre-se que sua célula é de evangelismo e multiplicação e que os estudos não podem exceder o tempo limite.
2. Não esqueça também de sempre orar pelos seus líderes e pastores junto com seus discípulos. Eles precisam aprender a honrar seus líderes vendo seu exemplo. 
3. Conheça a Palavra de Deus e Suas orientações sobre os dízimos e ofertas. Há diversas ministrações nesse link para você ser ministrado.

AVISOS:
04/8 – domingo – 08:00h – 12ª Caminhada pela Paz na Mooca
23 e 24/8 – RIA – Rede Infantil Águas – Encontro com Deus (7 a 11 anos)
27 a 29/9 – Encontro e Reencontro com Deus (inscrições Dca. Eliane)
6/10 – domingo – 18:00h – Batismo nas águas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário