segunda-feira, 5 de agosto de 2019

2019/29 – Em verdade e em amor.


Semana de 05 a 10.08.2019

O presbítero à senhora eleita e aos seus filhos, a quem eu amo na verdade – e não somente eu, mas também todos os que conhecem a verdade, – por causa da verdade que permanece em nós e conosco estará para sempre. Que a graça, a misericórdia e a paz, da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, o Filho do Pai, estejam conosco em verdade e amor (2João 1:1 a 3).

De um tempo para cá temos visto coisas que fazem com que nós acreditemos que verdade e amor andam separados. Ou você é verdadeiro, ou você é amoroso com alguém; as duas coisas juntas não parecem ser possíveis.  As pessoas não conseguem conceber aquilo que a Bíblia diz que é possível. verdade em amor, ou o amor em verdade.

O Ap. João (que se identifica como o presbítero) escreve à igreja (senhora) e aos seus discípulos (filhos) e inicia sua carta à eles dizendo que os ama em verdade, assim como todos que conhecem a verdade, também os amam (v. 1). No v. 3 o apóstolo diz que a Graça, a Misericórdia e a Paz do Senhor estavam com eles em verdade e amor. E desse texto podemos tirar 3 afirmações:

1 – O amor deve estar baseado na verdade:

Para o apóstolo, o amor deve ter como base a verdade, porque a verdade sem amor pode ser cruel, e o amor sem verdade pode ser enganoso. A Bíblia diz e nos dá exemplos de que quem ama corrige com a verdade, e quem fala a verdade, é porque ama.

2 – O conhecimento da verdade deve levar ao amor:

“...e não somente eu, mas também todos os que conhecem a verdade, - por causa da verdade que permanece em nós e conosco estará para sempre” (2João 1:1b-2).

O amor (não o sentimento, mas a prática) deve estar baseado na verdade, mas o inverso também é válido, a verdade deve estar baseada no amor. Portanto toda a prática (amor), deve ter como base uma teoria (a verdade), e toda a teoria (verdade), deve ter como resultado a prática (o amor). Na sua vida ainda existem verdades que você não prática?

3 – Verdade e amor são manifestações do caráter de Deus:

(v.3) – Deus é verdade e é amor. Jesus disse em João 14:6 que Ele é a verdade, e o mesmo apóstolo disse em 1João 4:16 que “Deus é amor”. Verdade e amor são manifestações do caráter de Deus, pois com a verdade Ele nos corrige e os orienta, e com amor nos aceita e consola. Deus não é autoritário (exagero da verdade) e nem paternalista (exagero de amor), mas equilibrado, o bom Pai.

Continuamos esse estudo na próxima semana, mas você precisa saber que esse bom Pai, quer que você experimente esse equilíbrio do amor e da verdade Dele na sua vida. Independentemente de como você o vê. Se for com mais verdade, ou com mais amor, Ele quer se manifestar na sua vida com equilíbrio. 

Deus lhe abençoe.

Pr. Kleber Jacinto
Não deixe de ministrar as crianças através da célula desta semana no link http://riamooca.blogspot.com.br/p/mate.html

1. Lembre-se que sua célula é de evangelismo e multiplicação e que os estudos não podem exceder o tempo limite.
2. Não esqueça também de sempre orar pelos seus líderes e pastores junto com seus discípulos. Eles precisam aprender a honrar seus líderes vendo seu exemplo. 
3. Conheça a Palavra de Deus e Suas orientações sobre os dízimos e ofertas. Há diversas ministrações nesse link para você ser ministrado.

AVISOS:
23 e 24/8 – RIA – Rede Infantil Águas – Encontro com Deus (7 a 11 anos)
27 a 29/9 – Encontro e Reencontro com Deus (inscrições Dca. Eliane)
6/10 – domingo – 18:00h – Batismo nas águas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário